Na foto tirada por Marcello Santos dos Santos, vemos: à esquerda, o relógio da Central; à direita, o Palácio Duque de Caxias. Mas vamos falar sobre o primeiro, o imenso relógio na torre do Edifício Dom Pedro II, que acaba de completar 80 anos de hora certa em seus imensos ponteiros, um marco na história do Rio.
Curiosidades:
1 – É o maior relógio de quatro faces do mundo, construído com inspiração no movimento artístico art déco pela filial brasileira da International Business Machines (IBM).
2 – É maior que o Big Ben de Londres, com 117 metros contra 96 do prédio do Parlamento britânico e 32 andares contra 11.
3 – O relógio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural desde 1996.
4 – A engrenagem ocupa quatro andares, entre o 21º e o 26º andar.
5 – É considerado “utilidade pública” pela Prefeitura e não pode haver nenhum prédio que encubra a visão.
6 – Foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1943; era uma tradição acertar o relógio de pulso de acordo com o horário marcado pela torre.
7 – Toda a mecânica é original da mesma época do lançamento.
8 – Os ponteiros pesam cerca de 270 kg cada um – o dos minutos tem 7,5 metros de comprimento e o das horas, 5,35 metros.
9 – Seus quatro lados contemplam as direções do Morro da Providência, da Avenida Presidente Vargas, da estação de metrô Central do Brasil e do Palácio Duque de Caxias.
10 – No passado, era necessário que funcionários ficassem de plantão, e até dormissem na torre, para garantir o funcionamento da estrutura. Nos últimos andares, há quatro suítes onde eles permaneciam.