Foram mais de 20 anos de pesquisas dos psiquiatras Alexander Moreira Almeida e Marianna Costa, junto com o filósofo Humberto Schubert Coelho, até lançarem o livro “Ciência da Vida Após a Morte” (Editora Ampla), com noite de autógrafos nessa quinta (06/07), na Argumento, no Leblon. Todos os autores são do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
A publicação fala sobre um assunto muito discutido há séculos: a sobrevivência da consciência (mente, alma, espírito) depois da morte, com uma rigorosa revisão das evidências científicas focadas em estudos sobre mediunidade, experiências de quase morte e fora do corpo e reencarnação. “O livro não trata de religiões, mas de como mais de centenas de artigos acadêmicos entenderam o tema da espiritualidade. Se estamos diante de experiências humanas que sugerem uma independência da mente em relação ao cérebro, temos que nos perguntar se é fraude, se é o inconsciente, se é alucinação… E se não é nada disso, devemos estar abertos a outras respostas do que seria”, explica Moreira-Almeida.
“O conceito de espiritualidade evoluiu muito com o tempo, e acho que vamos ter mais abertura para discutir isso cientificamente nos próximos anos”, completou Coelho.
Antes das canetadas, um bate-papo com muitos interessados, incluindo o jornalista André Trigueiro, que é espírita kardecista e autor da publicação “Espiritismo e Ecologia” (2010). “O livro é precioso e abre portas no seguimento científico para outras iniciativas semelhantes. A vida numa outra dimensão deveria ser objeto de nosso interesse. A morte do corpo não é o ponto final”, observou Trigueiro.