Neymar Jr. vai receber a Medalha Tiradentes da Alerj, a maior honraria da casa, aprovada em discussão única nesta quinta (22/06), projeto do deputado bolsonarista Anderson Moraes. Na justificativa, o autor destaca não só a carreira do jogador como também as iniciativas sociais do Instituto Neymar, que atende milhares de crianças. “Ele se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo e da história, inspiração de milhares de crianças e apreciadores do esporte no estado do Rio, seja pelo seu talento, como por sua alegria, irreverência, além de exemplo de vitória como esportista e cidadão”, disse Moraes.
Enquanto isso, o empresário Neymar da Silva Santos, pai do atleta, chegou a receber voz de prisão — mas foi liberado — depois de um bate-boca com a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto, nesta mesma quinta. A confusão aconteceu numa fiscalização que interditou uma obra na casa do jogador no Condomínio Aero Rural, onde ele tem casa. Ao ser informado que seria autuado e que a obra ficaria embargada até apresentação de todas as licenças, Neymar pai ficou reagiu, digamos, alterado. A construção de um lago artificial, que já estava em fase final, foi interditada e os agentes multaram. Não foi divulgado o valor, mas pode passar dos R$ 5 milhões, uma pechincha para o dono.
Neymar também é polêmico no amor: na quarta (21/06), ele pediu desculpas à namorada, Bruna Biancardi, que está grávida, por tê-la traído. Com o post no Instagram, ele confirmou indiretamente as informações de que teria encontrado a influenciadora Fernanda Campos num apartamento em São Paulo, na véspera do Dia dos Namorados. “Errei”, escreveu o atacante do Paris Saint-German, mas não foi um, digamos, mea-culpa espontâneo, já que ele foi orientado por sua equipe de “gerenciamento de crise” a se manifestar antes da 3ª edição do Leilão Beneficente do Instituto Projeto Neymar Jr., que acontece também nesta quinta, em São Paulo.