A ponte aérea está cheia. Rio e SP não só compartilham o filé mignon da gastronomia nacional como também se alternam, recebendo as mesmas atrações — um diálogo temperado com sal grosso, no caso do Bárbaros BBQ e BBQ and Beer Festival, dois dos maiores festivais de churrasco do Brasil, que se juntam numa edição histórica nas duas capitais. Depois de quatro edições de sucesso em São Paulo, a estreia no Rio será neste sábado (24), nas dependências da Cidade das Artes, na Barra, reunindo algumas das maiores autoridades brasileiras em brasa. Um deles (literalmente o maior!) é Jimmy Ogro e seus 2m de altura, um nome ultrafamoso para quem ama hambúrgueres e cortes suínos.
“Nas edições anteriores, foram preparadas cerca de 8 toneladas de carnes durante 10 horas seguidas. Este ano, promete ser em dobro, com a turma do Rio e São Paulo reunidas, pela primeira vez, em um só evento.”
Dono do BistrOgro, que tem até moqueca de porco, Jimmy é fera no assunto, um dos poucos (senão, o único) sommelier de lenha. Nunca é de mais aprender com ele, por exemplo, que carne sangrando à mesa não existe: “Não é sangue, é mioglobina. O sangue foi todo processado junto com a proteína, portanto, não chega à mesa.”
Serão 10 horas de comes e bebes liberados — mais de 30 estações de comidas, entre preparos de carne bovina, suína, aves, peixes e frutos do mar, além de uma vasta opção de chopes e cervejas —, além de papo com Jimmy e outros chefs, como Monique Gabiatti, Vitor Bourguignon, Tállita Machado (charcutaria) e Celão (especialista em parrilla e fogo de chão), dentre os quais se destaca Panhoca, um dos pioneiros do American BBQ no Brasil, campeão do Memphis in May. Para devorar isso tudo e muito mais, basta desembolsar R$ 410 + taxas (@bbqbeerfest).
Daqui pra lá, também tem: depois de mais de uma década de sucesso entre os cariocas, um dos maiores festivais de gastronomia do País vai estrear em São Paulo. No SP Gastronomia, realizado por O GLOBO e CBN, a oportunidade única de provar os melhores restaurantes da cidade com pratos acessíveis e exclusivos, além de aulas com chefs renomados, feira com pequenos produtores e shows de grandes artistas (https://www.ingresse.com/ spgastronomia). Outros estabelecimentos também participarão: A Casa do Porco, Osso, Grand Hyatt e Komah. Por aqui, o banquete só será servido em agosto, no Jockey.
Em sua 10ª edição, o Vinhos de Portugal – uma realização dos jornais O Globo, Público e Valor — já findou sua agenda em ambas as capitais, reunindo 11 mil pessoas em São Paulo e 7 mil no Rio.
Bruno Calixto é jornalista de gastronomia.