omeçou, nesse fimde, a 11ª edição do “Itacoatiara Pro”, na praia de Itacoatiara, Niterói, chamada a Nazaré brasileira, um dos pontos prediletos de surfistas de todo o País, com a etapa “Grand Slam” do circuito mundial de Bodyboard, seguida do campeonato brasileiro da modalidade, além de competições de downhill, vela, surf e bodysurf, esporte estreante no evento.
A foto do dia é de um dos competidores numa onda até razoável (as ondas podem chegar a mais de 10 metros). Serão 17 dias de ação e adrenalina, com as principais feras em suas modalidades.
Axel Grael, prefeito da cidade, da família de esportistas náuticos, lembra que, recentemente, Niterói firmou parceria com Nazaré. “A cidade tem uma vocação para os esportes ao ar livre, com uma natureza exuberante, relevo propício e uma boa estrutura para um evento desse tamanho, gerando emprego, renda e incentivo ao turismo. No começo deste ano, recebemos a visita do prefeito de Nazaré, com quem firmamos parcerias em várias áreas, inclusive no esporte”, disse.
“A temporada de outono-inverno no Rio costuma receber as maiores ondulações do ano e, provavelmente, teremos outra no período do evento. Ondas grandes não são um fenômeno raro por aqui, e, a cada ano, a praia ganha mais e mais relevância no cenário do big surf mundial, não só pelo tamanho como também pela potência e volume de água que a onda carrega, formando até uma espécie de funil entre as montanhas que cercam o local, o Morro do Costão, visto na foto, e Andorinhas”, diz Giuliano Lara, idealizador do Itacoatiara Pro e ex-atleta profissional.
Fotos: @niteroipref