O Dia dos Namorados (12/06) pode ser um gatilho para os solteiros, com aquele clima meloso que a data traz, e a vontade de algum laço afetivo.
Uma, digamos, alternativa para o Dia dos Namorados, são os apps de relacionamento, mas muitas mulheres, principalmente as 50+, ficam inseguras quanto a golpes – e são muitos! Segundo o Instituto de Pesquisa Hibou, no ano passado, mais ou menos 4 em cada 10 mulheres já sofreram golpes, baseado em respostas de mais de 1200 mulheres.
Por isso, a administradora gaúcha Maria Helena, 66 anos, criou o curso online gratuito “Deu Match”, online e gratuito, na segunda (12/06), às 20h, para mostrar os principais erros que abrem caminho para mal-intencionados. “É possível usar as tecnologias com segurança e conhecer pessoas interessantes. O primeiro passo é estar emocionalmente bem, sem sentir carência, porque ela e a baixa autoestima são fatores de vulnerabilidade e manipulações com promessas vazias”, diz ela, que perdeu o marido, com quem foi casada por 38 anos, em 2019 e, depois do luto e alguma terapia, entrou em alguns apps.
Navegando pelos perfis dos pretendentes, ela percebeu que poderia usar seus conhecimentos de perícia criminal para identificar contradições, o que lhe deu confiança para marcar alguns encontros. Algum tempo depois, ela percebeu que muitas mulheres tinham receio dos golpes ou de serem enganadas e, com incentivo das filhas, criou o Instagram @bruxasdomatch para falar sobre esses temas. “Ouço muitas histórias de mulheres que estão tristes com a vida porque estão solteiras e se sentem muito sozinhas. Quero mostrar outro lado, que elas podem ser uma excelente companhia para si mesmas, aprenderem a curtir essa fase da vida, viver experiências maravilhosas e, ainda, conhecer pessoas muito legais”, explica.