A 17ª edição do “Prêmio APTR”, da Associação de Produtores de Teatro, reuniu os maiores nomes do cenário na Cidade das Artes, na Barra, nessa terça (06/06), numa noite cheia de homenagens — Zezé Motta, Tonico Pereira, Otávio Augusto e Maria Gladys, além de Marília Pêra (1943-2015), e Rita Lee, que morreu no início de maio, com um número com Mel Lisboa, intérprete da cantora na peça “Rita Lee — Mora ao Lado” (2016).
O momento já gravado na memória dos convidados foi quando na entrega do prêmio de melhor atriz, empate entre Vera Holtz (por “Ficção”) e Deborah Evelyn (por “Três mulheres altas”), Holtz, sempre espirituosa, quebrou o protocolo e chamou as “concorrentes” ao palco para comemorarem juntas (menos Denise Fraga, que não estava no evento) — Ana Carbatti (por “Ninguém Sabe meu Nome”) e Luciana Braga (por “Judy — O Arco-Íris é Aqui”). “A gente tem que acabar com a fome de cultura deste País”, finalizou Vera abraçando todas e o povo aplaudindo de pé.
No mais, foi uma festa, desde o encontro na entrada, até o povo se acomodar nas cadeiras, muito beija-mão nos homenageados, zum-zum-zum interminável e clima de festa. Concorreram 30 espetáculos encenados no Rio, em 2022, em 15 categorias, além da Categoria Especial Marília Pêra, entregue ao Retiro dos Artistas, que completa 105 anos.