Diego Vaz, Subprefeito da ZN — muito elogiado pelo trabalho na região — está representando o Rio, a pedido de Eduardo Paes, no “Smart City Latam Congress”, de inovação urbana, no México, que começou nesta terça (23/05), na cidade de Mérida, na província de Yucatán. “O seminário consegue reforçar a importância de sempre buscarmos soluções inteligentes que possam melhorar a vida do morador, desde o incremento de ciclofaixas até a expansão de pontos do BRT, algo que é proposto aqui e nós já temos concretizado”, diz Vaz.
O encontro é para administradores dos setores público e privado, além de representantes de universidades e instituições de ensino da América Latina que buscam soluções para suas cidades, com palestras sobre casos de sucesso em espaços urbanos, estratégias de turismo e tecnologias a baixo custo. “O intuito é aprender e debater ideias para levar ao Rio, como já fiz em experiências anteriores em Portugal e no Canadá. Mostrar coisas que já fizemos e conhecer outras que poderemos fazer no Rio em 2023 e em 2024. Não é só em Paris ou Nova York onde a tecnologia pode ser usada. O Rio é uma cidade que já vem promovendo a ideia de um presente cada vez mais integrado e tecnológico, como ficou provado no último Web Summit”, finalizou.
Em dezembro, Vaz discursou em nome do Rio na “COP15”, a Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade, com a presença de 192 países, em Montreal, Canadá.