Amiga de Ipanema enviou uma foto da sua janela, nessa quarta (17/05), mostrando um valão nas areias da praia, entre as ruas Aníbal de Mendonça e Henrique Dumont. Além disso, o número de quadras de esportes impressiona. “A qualquer hora, vai ser impossível ir à praia. Está tudo tomado”, diz ela.
A coluna procurou a Prefeitura para saber do que se trata, assim como a legalidade de tantas quadras.
“Desde o começo da gestão do prefeito Eduardo Paes, em 2021, a Secretaria Municipal de Esportes fez um mapeamento das atividades esportivas ao ar livre em toda a cidade. Também foi criado o Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer para fazer o ordenamento das atividades e permitir a boa convivência entre todos os frequentadores. As quadras, nesse ponto citado, estão legalizadas ou em processo de regularização”, disse a Prefeitura.
Desde 2021, mais de 400 pontos da cidade receberam alvará para funcionamento, seguindo os critérios do Comitê. Já com relação à escavação de trechos da areia, “uma equipe da Subprefeitura da ZS esteve no local, nesta manhã (18/05), e constatou que, segundo denúncias, foi feita pelos responsáveis das redes de futevôlei com o objetivo de passar a fiação de energia. O subprefeito Flávio Valle vai até o local para notificar os responsáveis, com possibilidade até de cassação do alvará para a prática esportiva, caso haja reincidência”.