Depois de algumas ameaças, o restaurante La Fiorentina, no Leme, fechou de vez. No entanto, vai voltar com tudo, no dia 25 de maio, em novo endereço: Aníbal de Mendonça, 112, Ipanema, onde funcionava o Bhal e o antigo Forneria.
A primeira vez que o restaurante fechou foi em 2020, com a pandemia, e novamente em 2021, desta vez, por causa da falta de pagamento de uma dívida milionária não quitada, em ação movida pelo Banco Cédula e recebeu ordem de despejo pela 4ª Vara Cível da Capital. O imóvel e a marca eram alugados; tudo o que está dentro do restaurante foi comprado pela DCL, empresa de Delorme Lima, que estava e está com todas as contas em dia, e agora é o administrador do novo endereço.
Ou seja, todos os móveis, os quadros com fotografias assinadas pelos artistas que fizeram história, assim como os autógrafos nas paredes (uma equipe está tentando transferir de alguma maneira), os leões que guardavam a porta, os funcionários e o chef Leandro Oliveira, o Leo, todos de casa nova. “Vamos ter novidades mesmo na segunda (15/05), mas já podemos adiantar que os quadros todos já estão em Ipanema, assim como todo o mobiliário. O cardápio será o mesmo, com alguma lapidada, um pouco mais incrementado. E o espaço será maior: agora tem dois andares, mas inicialmente vamos inaugurar só o primeiro, bem maior”, diz Leo à coluna.
A estátua do Ary Barroso, que recebia os convidados numa mesa na calçada, porém, continuará no Leme, já que não tem a ver com o restaurante, mas foi uma homenagem da Banda do Leme ao compositor que morava ali, inaugurada em 1974.
O restaurante, fundado em 1957, sempre foi ponto de encontro de artistas, boêmios, jornalistas e artistas plásticos, com as paredes e colunas com mais de 3 mil fotos e assinaturas. Em 2021, foi incluído pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) na relação de bens imateriais da cidade e no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis, ou seja, qualquer modificação no negócio precisa passar por aprovação do IRPH. O decreto também permite que o município busque incentivos para conservação das características e manutenção das atividades de restaurante (a atividade é tombada, e não o imóvel).