A Zona Oeste tem recantos que o carioca preguiçoso precisa conhecer. Pegue um fim de semana desses, de preferência com o sol de outono, e se programe para conhecer, por exemplo, a trilha da Pedra da Tartaruga.
Muita gente, mesmo os que curtem uma aventura, ainda não a conhece — fica mais ou menos a 50km de Copacabana. Ao lado da pedra, tem a Praia do Perigoso e das Conchas, entre as mais selvagens do Rio.
A trilha é considerada de nível intermediário, ou seja, se você não for sedentário ao extremo, já vale a saída do sofá, com trajeto entre 40 minutos a 1 hora. Grande parte da caminhada é integrada ao Trecho 1 da Trilha Transcarioca, com boa sinalização. A área de preservação ambiental fica entre o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Natural Municipal de Grumari.
O acesso para a trilha fica bem próximo à praia de Barra de Guaratiba. Você pode seguir os escritos nas paredes, que indicam o caminho, uma escadaria por entre as casas da região; no fim delas, tem uma espécie de mirante com vista das praias de Barra de Guaratiba e Restinga de Marambaia, com mais de 43 km.
Fotos: Divulgação, Mineirin Rodrigues e @douggi33