Càm O’n (“obrigado” em vietnamita) é o nome do restaurante thai da Chef Ana Carolina Garcia com o marido Fabiano, no Downtown, na Barra, onde eu nunca imaginei parar um dia para comer bem. Isso aconteceu. Em razão do ano novo budista (#Songkran), a casa preparou um menu especial.
Como é chato jantar sozinho, carreguei minha amiga Dandara (ela come de tudo, menos melancia), e a experiência já deu sinais na entrada, com aquele perfume dos pratos nas mesas. E seguiu o baile: de três entradas, chama atenção o espetinho de peixe no talo de capim-limão ao molho ácido picante. Um picolé de peixe.
Dos principais (três também), os camarões e mexilhões puxados na manteiga de camarão seco e pimenta mexem com a boca. E ainda o delicado “jungle curry”, que não leva leite de coco como todos os outros naquele país, servido com mignon acompanhado de arroz jasmim importado da Tailândia.
Para encerrar, a sobremesa é um mix de arrozes negro e branco glutinoso cozidos na folha de bananeira com coco, banana, calda de açucar de palmeira e crocante de coco. Qualquer semelhança com o nosso arroz doce é mera coincidência.
Ana Carolina largou o mercado financeiro e se enfiou de vez na culinária thai. Cursou a Le Cordon Bleu em Sidney, Austrália (maior comunidade tailandesa fora da Tailândia) e passou um ano em Los Angeles, já dentro da cozinha. De volta ao Brasil, iniciou o negócio numa carrocinha em feiras pela Zona Sul até encontrar o ponto na Barra, onde mora.
A novidade: dois anos depois de bons serviços prestados na Barra, o restaurante vai ganhar um ponto em Botafogo em maio, um reforço na gastronomia thai que não tem tanta representatividade no Rio. A gente retribui, dizendo “Càm O’n”!
@camon.thaifood
Bruno Calixto é jornalista gastronômico.