Niterói é logo ali — uma ponte de 13km separa o Rio da cidade vizinha, cheia de atrações e, como os cariocas costumam dizer, só pra implicar, tem a vista mais bonita do Rio. No roteiro de visitas imperdíveis, ao lado do MAC, o museu projetado por Oscar Niemeyer, está a Ilha da Boa Viagem, na imagem de Rodney Ciminelli, um dos mais importantes patrimônios históricos e turísticos da cidade.
Recebeu investimento de R$ 5,5 milhões no ano passado para restaurar a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, do Fortim e do Castelo (sede dos escoteiros). Depois de décadas fechada à visitação, ela estará 100% pronta no segundo semestre deste ano, mas, mesmo assim, se estiver na cidade, o cartão postal é obrigatório.
A ilha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre a Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1940, também foram construídas mais duas muralhas, sendo uma delas semelhante a um pequeno castelo – ela é ligada ao bairro através dessa ponte de concreto.