O Palácio do Comércio é uma das construções mais expressivas do estilo art déco no Rio. Localizado na Rua da Candelária, n° 9, no Centro, sua pedra fundamental foi lançada em 1937 pelo Presidente Getúlio Vargas, que também inaugurou o prédio comercial, em 23 de maio de 1940. Foi projetado por Henri Pierre Sajous & Auguste Rendu e construído pela Dourado S.A.
Sua fachada simétrica é uma característica forte do art déco, onde prismas retangulares se sucedem em vários planos e tamanhos, culminando em balcões semicirculares, com vista para grande parte do Centro.
No hall de entrada, está o monumental painel em baixo-relevo de Alberto Freyhoffer, representando as riquezas produzidas no Brasil, tanto quanto a atividade comercial, tudo em torno de Mercúrio (Hermes), deus do Comércio. O painel destaca a nossa fauna e flora. Também é de Alberto Freyhoff o logotipo da Associação Comercial do Rio (proprietário original do edifício), numa escala enorme nos dois lados do hall de entrada, com altura tripla.
Além das colunas em mármore travertino do interior, pisos de granilite misturam-se a outros mármores de diversas tonalidades, com desenhos quadrangulares. De frente para o Palácio do Comércio, está uma estátua do Barão de Mauá (1813-1889), pioneiro da indústria no Brasil.