Segundo o “QS World University Rankings by Subject 2023” (a lista das melhores universidades do mundo), publicado nesta quarta (22/03), a UFRJ tem mais de 20 áreas entre as 200 melhores, com destaque para Antropologia, entre as 50 do Planeta e em segundo lugar no Brasil. O curso de Arqueologia – ligado ao Museu Nacional/UFRJ (MN) – está em 1º lugar no País. “O incêndio de 2018 afetou muito as nossas exposições e, desse modo, nossas atividades relacionadas à divulgação científica. No entanto, estamos avançando na reconstrução, e o reconhecimento à área de Arqueologia é uma excepcional notícia e demonstra mais uma vez que, apesar da enorme tragédia, o MN continua atuando de maneira exemplar na formação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa de qualidade”, diz Alexander Kellner, diretor do MN, que deve reabrir completamente em 2026.
Outros destaques foram os cursos de Arquitetura, Arte e Design, História e Português/Inglês, todas essas subáreas pertencem a Artes e Humanidades, a mais forte da instituição na avaliação do ranking.
Produzido pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em ensino superior, o estudo avaliou 1.594 instituições classificadas em 54 temas em cinco grandes áreas temáticas.