O Fórum da Cidadania, grupo sem vínculo político que incentiva a participação da sociedade em assuntos de todo tipo do Rio, tem focado muito na “perturbação do sossego” e, para cobrar quem faz as leis, convida para uma manifestação dia 15 de março, às 14h, ao lado da Câmara de Vereadores, na Cinelândia.
“A perturbação do sossego é uma das causas da desordem urbana na cidade”, diz o comunicado do Fórum, que lançou também uma campanha para empresários de qualquer ramo e seus clientes sobre o direito ao sossego da sua vizinhança.
A Guarda Municipal informou que atua na fiscalização atendendo a demandas da Central 1746 e, para denunciar qualquer irregularidade, tem também o Disque Barulho (21) 2503-2795.
No ano passado, Eduardo Paes também aprovou uma lei que obriga o município a elaborar o Mapa de Ruído Urbano do Rio, que deverá ficar pronto em até cinco anos, a exemplo do que foi feito em Lisboa, Portugal, para detalhar as necessidades de intervenção direto no local e não perder tempo nem dinheiro público.
Nesse último fim de semana, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) multou oito estabelecimentos por desrespeitarem as regras da lei do silêncio, num total de R$40 mil, na Tijuca, Lapa, Baixo Méier, Cachambi e Vila Valqueire.