No dia do aniversário de 458 anos do Rio, nesta quarta (01/03), a agenda de Eduardo Paes está mais cheia do que o habitual. Logo às 7h, o prefeito participará da missa de aniversário no Cristo Redentor, que será rezada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, assim como outra, na Basílica de São Sebastião, na Tijuca, às 18h, com participação da Orquestra Maré do Amanhã.
Já, às 11h30, Paes fará a maior entrega no processo de transformação do sistema do BRT, com 110 novos ônibus para atender ao corredor Transcarioca, que terá frota 100% reformada e todas as suas estações, revitalizadas; no total, serão 190 novos carros. Esse é um dos serviços mais criticados da cidade, com gente cobrando Paes dia e noite – segundo relatório Global sobre o Transporte Público, do app Moovit, o Rio é a quarta pior cidade do mundo em tempo médio gasto no transporte público (67 minutos, em média, para se deslocar de um ponto a outro). A Prefeitura também criou um perfil no Twitter, o “Proteja o BRT”, já que a própria população é que costuma destruir seus bens. O intuito é denuciar os vândalos em fotos e vídeos.
No fim da tarde, ele participará do início da recuperação das luminárias históricas do Rio, dentro do “Plano Urbano Reviver Centro”. Serão repostas ou recuperadas, ao aspecto original, as luminárias de 30 ruas do Centro. Também terá o tradicional bolo da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), distribuído para quem estiver por ali.