O dia de Iemanjá já passou, mas o Cadeg faz, pela primeira vez desde 1962, o “Saravá Yemanjá”, no dia 26, a partir das 9h. O mercado municipal em Benfica é conhecido pela venda de flores — todo mundo vai lá, de decoradores de casamentos a festas mais simples e até as comemorações para a Rainha do Mar no Arpoador, no último dia 2.
O mercado será o ponto de partida da carreata que vai levar a imagem de Iemanjá até a Praia de Copacabana. Durante toda a manhã, quem quiser pode levar flores e pedidos ao som de apresentações afro-brasileiras. O Cadeg tem 150 produtores no Pavilhão das Flores. “A diversidade e o respeito são partes da história do Cadeg. Aqui, recebemos pessoas de diversos lugares do mundo, idades, histórias de vida e religiões”, diz Armed Sarieddine, vice-presidente do Cadeg.
A homenagem faz parte do Circuito de Presentes de Iemanjá, da Riotur e produção da Liga Independente dos Compositores e Intérpretes Afro-brasileiros do Rio (LICIARJ), com apoio da Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa