Hoje, no mundo, não existe artista sem o digital – e muitos deles nasceram e sobrevivem do virtual. Por isso, a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) vai lançar o “Play de Ouro” na próxima edição do Rio Music Market, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro.
O título é para comemorar os 20 anos de fundação da ABMI, que premia os artistas independentes por performance nas plataformas digitais – uma atualização do antigo “Disco (quediabéisso?) de Ouro”, distribuído de acordo com o número de vendas de álbuns físicos a selos e artistas associados à ABMI.
A premiação é de acordo com o número de downloads ou de reproduções, com o artista recebendo a certificação em cinco categorias diferentes: prata, ouro, platina, safira e diamante. “Com isso teremos uma padronização dos critérios de reconhecimento artístico e comercial dos independentes no digital. Chamamos informalmente de ‘disco de ouro repaginado’. Existe uma quantidade enorme de artistas de nicho que alcançam números expressivos nas plataformas digitais e que passam despercebidos do grande público. Existem também grandes artistas muito populares que as pessoas não sabem que são independentes”, explica Carlos Mills, presidente da ABMI.
O evento será todo virtual, mas com festa de encerramento presencial, no dia 3 de fevereiro, no Teatro B32, em São Paulo, com a entrega dos certificados a artistas convidados.