Você já deve ter ouvido falar dos benefícios de tomar água com limão em jejum. Pois bem, essa prática milenar da medicina Ayurveda, que é uma das medicinas mais antigas que existem, é indicada para quase todo mundo — consulte o seu médico ou naturopata se você tiver algum tipo de distúrbio específico, como o refluxo, por exemplo. Como funciona? Tome ½ copo d’água (se possível, morna ou temperatura ambiente, mas jamais gelada) com o suco de 1 limão médio (comece com 1⁄2 limão espremido, se não conseguir um inteiro ao começar a praticar) e uma pitada de sal integral polimineral de boa qualidade.
Por que uma pitada de sal? O sal possui minerais, como magnésio, cobre, ferro, zinco e, claro, sódio, que, combinados com o ácido cítrico e málico, vão formar citratos (agentes alcalinizantes). Para maior absorção, depois de beber, aguarde aproximadamente 20 minutos antes de consumir qualquer outro alimento.
Por que o limão proporciona tantos benefícios?
Porque ele é a mais fantástica das frutas (fruto), por conter características medicinais fitoterápicas como nenhuma outra e, por ser neutro, pode ser consumido junto com outras frutas e também outros alimentos. E ele ainda desperta as papilas gustativas, o que ajuda você a salivar e intensifica o paladar.
Ele hidrata o corpo (o sistema linfático, inclusive), é diurético e digestivo – promove a eliminação de toxinas, é antisséptico e cicatrizante. Além disso, ajuda a estancar o sangue, é rico em ácido cítrico e vitamina C. E cabe destacar ainda que a biodisponibilidade da vitamina C no limão tem efeito anti-inflamatório e também antioxidante, inibindo os radicais livres e as moléculas associadas ao envelhecimento precoce, o que fortalece o sistema imunológico e previne várias patologias e doenças, por exemplo, câncer. O limão tem 22 componentes anticancerígenos!
Por ser um anti-inflamatório gástrico, dependendo do caso, pode suavizar e até curar a sua gastrite — curou a minha. Ajuda a eliminar a fadiga, a azia e o enjoo, pois combate os gases e a fermentação gastrointestinal, dificultando a acidez estomacal.
É também supereficiente nos casos de asma (na prevenção, inclusive) e nos distúrbios respiratórios, contribuindo para a liberação do muco. Ajuda na absorção e na fixação de sais minerais, como o ferro (sendo recomendado nos casos de anemia), o potássio, o cálcio e o magnésio, elementos energizantes e neutralizadores. Por fim, cicatriza mucosas e ajuda no combate às bactérias (que provocam mau hálito, por exemplo) e demais micro-organismos oportunistas.
Portanto, funciona como um escudo contra as desagradáveis infecções de garganta, as amigdalites e a tosse.
Apesar do sabor ácido do limão e, contrariando o que a maioria das pessoas imagina, o limão é ácido apenas fora do organismo. Dentro dele, em contato com o meio celular, o limão reina absoluto no mundo dos alimentos alcalinos ou alcalinizantes do organismo, diminuindo, dentre outras coisas, o excesso de viscosidade sanguínea. Promove a desobstrução das artérias, prevenindo altas de pressão, riscos de doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, varizes, tromboses, derrames, entre outras. Ele só não afina o sangue, como muitos pensam.
Ao ser transformado em substância alcalina, o limão neutraliza a acidez interna logo após ser ingerido, dissolvendo impurezas e toxinas que serão eliminadas pelo fígado e pelo intestino. O limão neutraliza o ácido úrico da urina, uma das principais causas de problemas renais (atenção aos excessos que podem causar efeitos inversos!), artrite, reumatismo, gota, artrose e aterosclerose, que causam inflamação nas articulações. Já em 1617, o médico inglês John Wodall provou a eficiência do limão na cura do escorbuto, déficit de vitamina C no organismo que pode causar enfermidades dentais e nas gengivas, hematomas, anemia e outras.
No organismo, o limão auxilia no transporte de oxigênio e hidrogênio, revitalizando-o. E, como se não bastasse, ajuda a regular o ciclo menstrual, é regenerador celular e um grande promotor da formação do colágeno. Se você está sempre buscando cremes para a flacidez, faça como eu, use e abuse na ingestão do limão.
Promove a saúde da pele e o bom funcionamento do fígado, contribuindo para o bom humor — um luxo! Alguém duvida?
Quer saber mais? Clique no link abaixo do Hotmart para obter um guia completo de Detox diário — perder peso sem peso, práticas regenerativas. Ou confira no link na Bio, no meu Instagram.
@karendocouto