Depois de entrar no Guia Oficial e no Roteiro Turístico Cultural do Rio, o Bar do Omar, ou melhor, a pessoa física do botequim do Morro do Pinto, em Santo Cristo, Omar Monteiro Jr., recebeu a Medalha Tiradentes da Alerj, nessa quinta (15/12), indicada pelo presidente, o deputado André Ceciliano.
O bar ficou famoso, além da vista e das rodas de samba, por ser muito frequentado pela esquerda carioca. Omar, 32 anos, formado em Administração de Empresas, fez um discurso emocionado. “Dizem que a gente, que nasce pobre e preto, não entende de política, mas é mentira. Sabemos o que está errado, temos vontade de mudar, só que a política pra gente é muito distante”, disse.
E continuou: “Quando eu era mais novo, não imaginava que conseguiria construir essa luta por trás de um balcão. Sou administrador graças ao Prouni. Os comércios que têm nas favelas e subúrbios carregam histórias de luta de famílias, e estar aqui hoje, porra, é um orgulho muito grande. Dedido a todos os donos e donas de bares do Rio”.