O Mirante Dona Marta já foi protagonista deste post, mas não artística e poeticamente pelos olhos de Guilherme Lima, que transforma realidades com suas lentes. Ele explica: “O que acontece quando você acorda no meio da madrugada e sai para fotografar o raiar do dia sem tomar café! Série de duplas exposições, feitas na câmera, do sol nascente a partir do pico clássico (e um dos meus lugares favoritos no Rio). As condições estavam perfeitas demais pra sair de lá só com as mesmas fotos do sol nascendo num dia lindo como outras qualquer, então resolvi dar uma leve aloprada”.
Do alto de seus 360m, o mirante tem uma das vistas mais incríveis da cidade, garantindo o título desse ponto turístico tão visitado — de lá, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa.
De carro, o acesso é pelo Cosme Velho, através da Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar uma placa indicando o Mirante. O acesso é fácil e tem estacionamento no local. A pé, vá pelo Morro Dona Marta: suba até o topo da favela (é possível subir de elevador) e siga pela trilha que leva de 30 a 50 minutos.