Uma das principais intelectuais da atualidade, a escritora americana Saidiya Hartman vai participar da mesa-redonda “Ficções e fabulações afro-altânticas”, com a jornalista Eliana Alves Cruz, no Museu do Amanhã, na Zona Portuária, no dia 29 de novembro, às 19h, em evento aberto e custo zero.
Hartman, uma das convidadas da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), entre 23 a 27 de novembro, é professora da Universidade Columbia, em Nova York, e começou a ser publicada no Brasil no ano passado, com os livros “Perder a mãe — Uma jornada pela rota atlântica da escravidão” e “Vidas rebeldes, belos experimentos”.
A mesa conclui uma extensa programação de visitação da escritora pela Pequena África, com um percurso pelo Cais do Valongo, Instituto Pretos Novos e o Museu da História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), além de visitação à exposição “Um Defeito de Cor”, em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR). Saidiya também vai se encontrar com lideranças negras para discutir a pauta antirracista e a luta contra as desigualdades.
A mesa-redonda inclui tradução simultânea, transmissão ao vivo pelo Youtube do Museu do Amanhã e sessão de autógrafos ao final. Inscrições no site Eventim.