“Coragem pra ser feliz” é o tema da 27ª Parada do Orgulho LGBT+, no dia 27 de novembro, na Praia de Copacabana, depois de dois anos virtualmente. Começa a partir das 11h, no Posto 5, organizada pelo Grupo Arco-Íris, com 10 trios elétricos, alas temáticas que reforçam a importância da preservação da Amazônia e o meio ambiente, além de lutar pelas liberdades individuais para um país livre da LGBTfobia e com justiça social, reunindo, além dos LGBT+. “Essa é a Parada do Renascimento depois de um período de dor e perdas com a covid 19 e especialmente pelo aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra os LGBT+. Sabemos que retomar o caminho para o respeito exigirá coragem para romper com os últimos anos de conservadorismo e com a tentativa de fazer o ódio imperar. No final, o amor venceu e sempre vencerá”, diz Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador da Parada.
No evento, será divulgada a “Carta Por Um Brasil sem LGBTfobia”, endereçada ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com propostas de políticas públicas para segurança, saúde, educação, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, turismo, assistência social e direitos humanos.
Este ano volta o patrocínio da Prefeitura do Rio e, segundo Nascimento, “a ausência de apoio privado será compensada com muita energia, gritos de respeito, liberdade e um potente momento de luta pelo direito de amar quem quiser”.