Com o Natal chegando, a cidade começa a se iluminar pra festejar a data. Já é possível fazer alguns passeios poéticos e bucólicos, como ao Parque Floral iluminado, incluindo suas árvores coloridas, e os jardins cintilantes à beira do lago. Fascinante! Nem o frio atrapalha!
__________________________________________________________________________________________________
Outra dica de passeio superinteressante é o Castelo Vaux-le-Vicomte, que, este ano, festeja os 400 anos de Jean-Baptiste Poquelin (1622-1673), mais conhecido como o dramaturgo Molière, a menos de 1 hora de Paris. O castelo foi construído, entre 1658 e 1661, pelo arquiteto Louis Le Vau, o pintor-decorador Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre. Seus jardins e interior são enormes; você pode até alugar um carrinho de golfe para circular por lá. O lugar foi encomendado pelo superintendente das finanças de Luís XIV, Nicolas Fouquet, que, depois de dar uma festa para mais de 3 mil pessoas, acabou preso, acusado de ter desviado dinheiro e condenado à prisão perpétua na Itália, onde ficou até sua morte. Vários estudos indicam que Fouquet era o lendário prisioneiro o “Homem da máscara de ferro”. Vários filmes foram gravados ali, como “Maria Antonieta” e “O Homem da Máscara de Ferro”, entre outros. Além disso, a atriz Eva Longoria se casou nesse castelo, em 2007. Nos últimos 17 anos, o lugar fica todo iluminado à noite, desde meados de outubro até o início de janeiro.
A partir deste sábado (19/11), Molière será o tema do palácio, com figurinos, cenários e pinturas vivas, animadas por dois atores ensaiando a famosa peça “Les Facheux”. Na antessala, você será recebido por Molière e Nicolas Fouquet; depois assistirá à peça “L’École des Maris” e ainda vai admirar um busto de 70cm feito de chocolate por Jean Luc Decluzeau.
Nos jardins, há uma caça ao tesouro, chamada “trilha Molière”, em que adultos e crianças receberão cartilhas participativas, com jogos, caligrafia, oficina sobre a arte e outras surpresas.
________________________________________________________________________________________________
Quem conhece Paris sabe da importância das vitrines das lojas de departamento no Natal, cujas funções são enfeitar e também seduzir crianças e adultos. Este ano, não foi diferente: as vitrines estão maravilhosas e encantadoras.
Lafayette
Printemps
Le Bon Marché
__________________________________________________________________________________________________
Nesta época do ano, a cidade também fica cheia de feiras, como o Mercado de Natal no Jardim das Tulherias, com cerca de 100 barracas, brinquedos para crianças e uma pista de gelo. Normalmente aberto da última semana de novembro até a primeira semana de janeiro, o mercado fica próximo ao Museu do Louvre e é facilmente acessível de metrô ou ônibus nas estações Tuileries ou Concorde. São diversas ideias de presentes, entretenimento e muita comida gostosa. De 19 de novembro a 8 de janeiro.
O Mercado de Natal na Champs-de-mars tem também cerca de 100 barracas na base da Torre Eiffel, com produtos variados, além de uma pista de patinação. De 16 de dezembro até 2 de janeiro.
Tem também uma feira ao redor da igreja de Saint-Germain-des-Près, bem à saída do metrô, com quase 30 chalés de madeira, onde você pode encontrar uma grande variedade de artesanato de Natal, itens de presente e delícias gastronômicas. Para a ocasião, o Papai Noel estará por lá nos fins de semana. De 20 de novembro a 26 de dezembro.
Não é muito grande, mas é um charme o mercadinho ao lado da Catedral de Notre-Dame, com quase 40 artesãos na Praça René Viviani. Aproveite pra observar a famosa árvore de Natal na frente da catedral, tradição local por mais de 400 anos. De 10 a 26 de dezembro.
_____________________________________________________________________________________________________
Visite também www.parispopaulopereira.com
@parisporpaulopereira
___________________________________________________________________________________________________