O Instagram anunciou, nesta quinta (20/10), algumas mudanças para usuários se protegerem de mensagens agressivas, desagradáveis e ofensivas. Muitos deles substituem letras por números com esse fim — agora, um novo recurso vai identificar casos de erro de ortografia intencionais —, mas a maioria nem apela pra isso, vem acontecendo às claras mesmo, com todas as letras, pelo simples desejo de atacar. A hostilidade anda em alta faz tempo e, com a proximidade das eleições, ficou incontrolável.
Na prática, por exemplo, o recurso vai detectar se algum desconhecido te enviar um palavrão e troca a letra “i” pelo número “1” – nesse caso, a rede social não enviará uma notificação e vai “esconder” a mensagem na pasta de “Solicitações ocultas”, parte do recurso “palavras ocultas”, lançado ano passado pela plataforma para proteger usuários de mensagens que contenham palavras, frases e emojis ofensivos enviados por pessoas que eles não seguem.
Junto com a novidade, foi lançada a cartilha “Autocuidado para influenciadores” — segundo pesquisa da Nielsen de 2022, o Brasil tem mais de 500 mil deles —, para fortalecer a saúde mental (alguém ainda tem?) de quem cria conteúdo em parceria com as organizações Contente, Safernet e Vita Alere, com apoio da Meta, grupo proprietário do Instagram, Facebook e do WhatsApp.