Tem flamenguista tranquilo aí? Nesta quarta (19/10), o time carioca pega o Corinthians pela frente, no Maracanã, para decidir a Copa do Brasil. Duas instituições cariocas: o rubro-negro e o Estádio Jornalista Mário Filho.
Só em 2022, o Maracanã ultrapassou os dois milhões de público. Flamengo e Corinthians têm as duas maiores torcidas do Brasil e somam, pelo menos, 62 milhões de aficionados. Desde 1961, Flamengo X Corinthians disputou 31 partidas no velho Maraca, mas nunca neste novo, reformado para a Copa de 2014.
O estádio tem capacidade para 78 838 mil espectadores, mas o maior público deste ano foi de 64 mil pagantes (69 mil presentes), em abril. Hoje, deve bater novo recorde.
O Maraca foi inaugurado em 1950 e, desde então, foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América, da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA e da Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.
Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, além de campo para as partidas finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.
Mas também já recebeu grandes shows, como o de Tina Turner, que entrou no livro dos recordes como o maior já feito por uma cantora solo, com 188 mil pessoas (usando pista e arquibancadas), além de Madonna, The Police, Paul McCartney, Frank Sinatra, Kiss, Rolling Stone etc.