Até outubro, Nova York estará cheia de “Juma Marruá” em alguns endereços. São 40 esculturas de onça-pintada em tamanho real da exposição “Jaguar Parade”, que começou em São Paulo, há três anos, pintadas por artistas do mundo inteiro. Agora, chegam às ruas de Manhattan, a partir desta quarta (07/09).
No dia anterior, teve um coquetel tipicamente brasileiro, com show de Zé Ibarra, artistas plásticos brasileiros que vivem em NY, além de amigos e convidados, para mostrar as esculturas no Tavern on the Green, no Central Park. O projeto chama a atenção para a degradação da fauna brasileira — segundo o IBAMA, a onça-pintada é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção. Como nas outras edições o evento termina com um leilão tendo 100% da renda para a conservação da espécie, com lances online.
No mesmo período da mostra acontece a 77ª Assembleia Geral da ONU, com importantes líderes debatendo temas sobre um futuro mais sustentável. Os artistas convidados começaram a pintar suas esculturas na última semana, ao ar livre, já fazendo um barulhinho na cidade, como Pedro Silva, brasileiro que mora em NY. “A ideia é ser preto e branco porque o foco não é a estética, mas a mensagem” diz ele. As peças estarão em lugares como o Rockefeller Center, Central Park Zoo, The High Line, Aeroporto JFK e La Guardia, entre outros.
Conheça os artistas neste link.
Trecho do show de Zé Ibarra:
Ver essa foto no Instagram