Antes do infarto, nesse domingo (31/07), João Paulo Diniz, de 58 anos, fez natação e remo por 13km, no Saco do Mananguá, em Paraty. O aúdio de um deles, descrevendo o que aconteceu, roda de mão em mão entre os amigos que mantinha no Rio. Era assíduo na vida carioca. Em cada um deles, deixa a imagem de um cara gentil, ético, humano, qualidades que se sobrepõem à sua beleza e conta bancária — era filho de Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, mas vitorioso por si.
João Paulo chegou a investir no Rio; foi sócio, por exemplo, da Forneria, na Aníbal de Mendonça, e da BodyTech, com Alexandre Accioly e Roberto Rezinski.
Tão dedicado ao ciclismo, à natação e a corrida, João Paulo conseguia muitas vezes fazer com que aqueles com quem convivia mudassem de vida, pelo esporte, como aconteceu com Daniella Cicarelli, de quem foi namorado. A apresentadora é apenas uma das tantas mulheres lindas com quem se relacionou, como Luana Piovani, Gisele Bündchen e Caroline Bittencourt. O empresário foi casado com a modelo Paula Mott, com quem teve dois filhos, e com Ana Garcia, mais dois. Uma carioca de perfil mais, digamos, autêntico, sua amiga há duas décadas, declarou ao saber da sua morte: “Tanto filho da puta, e quem morre é um cara como o JP”.