O casal Lélia Warnick e Sebastião Salgado, há mais de 50 anos juntos na vida, na paixão pela fotografia e pelo meio ambiente, chegam ao Rio com agenda lotada. Nesta sexta (15/07), por exemplo, eles serão homenageados pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (dirigido por Julia Dias Leite), na Gávea, a partir das 10h, com o “Prêmio Cebri”, para nomes que divulgam um Brasil que dá orgulho no exterior, na categoria Sustentabilidade.
Na ocasião, o casal vai falar sobre a esperada exposição “Amazônia”, que inaugura na terça (19/07), no Museu do Amanhã, no Centro; são sete anos de Sebastião e Lélia na maior floresta tropical do Planeta. A exposição, com curadoria de Lélia, já rodou a França (Museu da Música — Filarmônica de Paris), Itália (MAXXI Museu, em Roma), Inglaterra (Museu da Ciência, em Londres) e São Paulo (Sesc Pompeia).
Além deles, recebem o troféu: Marcelo Lins, editor internacional da GloboNews, na categoria Jornalismo; Roberto Shaeffer, na categoria Acadêmica; Tatiana Prazeres, especialista em Relações Internacionais, na categoria Comércio Exterior e o empresário Armando Klabin e a socióloga Anna Jaguaribe, ambos na categoria In Memoriam. “O Brasil é um país de grande diversidade e riquezas, não apenas de florestas e recursos naturais, como também de pessoas que fazem a diferença e projetam positivamente o País no exterior. Um dos objetivos do prêmio é que o Brasil veja o mundo e o mundo enxergue o Brasil com clareza”, diz o embaixador Marcos Azambuja, conselheiro emérito do CEBRI.