Desde 2021, o Signatures, restaurante da Escola Le Cordon Bleu, comemora o Dia da Queda da Bastilha, que, este ano, cai nesta quinta (14/07) e está mais para uma desculpa para juntar chefs para o deleite geral. Para isso, são cinco franceses que fizeram seus nomes por aqui: David Jobert, David Mansaud, Patrick Martin e Roland Villard e sobremesas de Philippe Brye.
A data representa um marco para o maior país da União Europeia porque celebra o início da Revolução Francesa, em 1789. “Não existe nenhum prato-símbolo da data até porque a alta gastronomia sofreu com a Revolução Francesa — o ato foi de grande importância, pois mostrou a capacidade de um povo que sofria com a fome de reverter esse cenário enquanto os burgueses se empanturravam com comida chique e cara”, diz Brye, chef pâtisserie do Le Cordon Bleu, que é de Saint Hilaire du Harcouet, comunidade francesa na região da Normandia.
O evento começa com um coquetel à base de Veuve Clicquot, e quem quiser pode fazer um tour guiado pelas 11 cozinhas e salas de aula. O menu será em seis etapas harmonizadas com vinhos.
Além disso, o restaurante preparou ambientação especial, com destaque para a iluminação nas cores da bandeira francesa e seleção musical com trilhas tradicionais do país, além de violino de Fábio Ferreira e acordeon do chileno Bastian Martinez. Custa R$ 1.150 por pessoa.