Nesse domingo (10/07), padre Omar abençoou a réplica da estátua do Cristo Redentor num novo quiosque no Recreio, na praia do Guido, para homenagear Guido Schäffer, seminarista carioca e surfista em processo de beatificação no Vaticano. A parceria entre o Santuário Cristo Redentor, a Academia Brasileira do Samba e a Orla Rio pretende criar um ponto turístico, até então concentrado na Zona Sul, para a rede hoteleira da Zona Oeste.
A imagem não é nova: em 2017, a Arquidiocese inaugurou o quiosque Divo (atual Rayz Beach Point), na praia do Leme, com a estátua numa das extremidades. A inauguração foi um sucesso, mas o projeto não seguiu — o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural pediu que retirassem o Cristo, alegando que o calçadão era tombado. Desde então, a réplica tem rodado pela cidade — já esteve em Vila Isabel e em vários outros lugares.
Pelo visto, finalmente a réplica vai ter onde ficar. João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, espera que o novo lugar vire ponto de encontro de jovens, “contribuindo bastante para o turismo religioso, afinal, a praia é o local mais democrático e plural do Rio”.