Djamila Ribeiro, Dougras Silva, Leandra Leal e Regina Casé estão entre os muitos participantes do “Glocal Experience”, de 9 a 17 de julho, na Marina da Glória, um laboratório de inovação social com pessoas de diferentes áreas falando sobre sustantabilidade. “Em 2022 faz 30 anos da Rio 92, um marco na discussão global sobre meio ambiente e o futuro do Planeta. Posteriormente, a ONU definiu os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, então resolvemos entrar neste tema integrando todas as camadas da sociedade, da academia ao morador de comunidade”, diz Duda Magalhães, o presidente da empresa de entretenimento Dream Factory, criadora do projeto.
A atriz Leandra Leal, por exemplo, vai ser a mediadora da mesa “Clima e Sociedade: o grito das juventudes” (15/07); a escritora Djamila vai mediar o papo “A importância das mulheres no avanço das ODS (os objetivos da ONU)” (16/07); e a atriz Regina Casé media a conversa “ODS da ONU e o porquê precisamos falar sobre isso” (17/07); além de performance de slam com Kimani (que representou o Brasil na Copa do Mundo de Poesia Falada na França) e shows com a cantora Brisa Flow, Marcelo Jeneci e a cantora trans Assucena Assucena.
Também na programção, exposições, intervenções artísticas, oficinas e gastronomia. No chão da Marina, por exemplo, ovos fritos gigantes para chamar atenção para as mudanças climáticas, além de festival de filmes com debates, espaço com tecnologia 360 graus e cafés literários.
A partir de agosto, a Glocal segue para outras cinco cidades do estado do Rio e, a partir de janeiro de 2023, as ações serão realizadas em ciclos anuais. Mais informações no site.