A Prefeitura promete mais segurança para Ipanema e Copacabana, já a partir desta quinta (12/05), com a chegada do Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP). O programa teve uma boa experiência no Méier, com a redução de 35% dos crimes de rua na região, entre 2019 e 2022.
O programa intenciona a redução dos chamados crimes de oportunidade, aqueles em que o criminoso identifica, nas vulnerabilidades do ambiente, as chances para cometer delitos, como roubos e furtos a pedestres. “Acreditamos muito no programa, uma vez que ele é administrado com base em dados e evidências. É mais uma forma de ajudar efetivamente na segurança pública, especialmente através da prevenção”, diz Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública.
O CEP chega aos dois bairros com 61 agentes que passaram por capacitação, como uso gradativo da força, estratégias para mediação de conflitos e procedimentos operacionais.
São quatro pilares: “Patrulhamento” da Guarda Municipal; “Requalificação Urbana”, com a poda de árvores, dando mais visibilidade, manutenção da iluminação e sinalização de trânsito; “Monitoramento Remoto”, com equipes no Centro de Operações (COR) avisando tudo o que acontece nas regiões; a “Estrutura de Governança”, para avaliar e acompanhar a atuação das equipes nas ruas.