Você já foi fotografada por Aderi Costa? Então, certamente sabe o poder da sua câmera, como Vera Fischer, Paolla Oliveira (a capa), Ruth de Souza (contracapa) e Gisele Bündchen. Aderi é mais ou menos o puro poder da imagem. Lançou o livro “Cais” (Editora ArteEnsaio), com design assinado por Gringo Cardia, nessa quarta (04/05), no Copacabana Palace, em noite chuvosa e, ainda assim, com aquilo que todo mundo ama em noite de autógrafos: filas e filas.
Fotografado entre 2018 e 2019, o lançamento foi adiado com a pandemia, e, em quase 300 páginas, 131 personalidades em preto e branco — algumas reproduzidas em larga escala pelo salão do Copa — de segmentos como arte, música, jornalismo, moda e esporte retratadas no estúdio de Aderi, na Região Portuária, com pouquíssima luz, uma característica. “Desde o começo, a minha intenção foi fotografar artistas e personalidades da mesma maneira como eu clicava pessoas simples na roça, da região onde eu nasci (vilarejo de Cabrais, município de Santo Antônio do Monte, em Minas), no início da minha carreira, usando apenas a luz da janela”, conta Aderi.
O fotógrafo tem um acervo de mais de 10 mil fotos produzidas em 10 anos de bastidores de semana de moda no País; muitas delas estarão em um novo livro a ser lançado em breve.