“Crimes Delicados” ganhou nova montagem, com estreia nesse fim de semana, no Teatro PetraGold, no Leblon. A peça, dirigida por Marcus Alvisi, tem no elenco Daniel Dantas (Efigênia), André Junqueira (Lila) e Well Aguiar (Hugo).
Lila, fascinada com uma série de crimes relatados no jornal, decide matar, junto com o marido, Hugo, a empregada da casa, Efigênia, de quem ninguém sentiria falta. Tem humor, drama e suspense. “É uma comédia instigante sobre a manipulação do poder em suas nuances mais obscuras. Essa ambiguidade entre luzes e sombras faz desse espetáculo uma peça com matizes quase surrealistas”, diz Alvisi.
“Crimes Delicados” foi escrita na década de 1970, por José Antônio Souza (que morreu em 2019) e a atual formação foi encenada em 2017 e 2019, no Rio e SP, com temporadas vitoriosas. Foi a primeira montagem só com atores homens – em 2000, Nicette Bruno (1933-2020) interpretava Lila, sua filha, Barbara Bruno, era Efigênia; e o marido, Paulo Goulart (1933-2014), como Hugo, dirigidos por Antônio Abujamra.
“Nicette foi a madrinha do espetáculo em 2017. Quis fazer a minha personagem antes e depois fui até à casa dela para assistir à gravação. Quando vi a concepção era bem próximo do que eu tinha feito”, diz André Junqueira, que virou uma bela mulher em cena. “Ali é tudo meu, cabelo e maquiagem sem ser carregada. Não quis fazer uma caricatura do sexo feminino, mas homenagear a força das mulheres. A surpresa é ver como ela funciona para as pessoas, porque quem me conhece pessoalmente fica assustado porque a Lila não tem nada a ver comigo e isso é mágico”.
A atriz Isabel Fillardis, namorada do ator Well Aguiar, assina o figurino da montagem, que fica em cartaz até 28 de maio.