Seis azulejos da escadaria Selarón, na Lapa, vão ter que mudar de lugar, depois de uma reunião, nesta quarta (27/04), entre o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e a Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa. O pedido de realocação foi feito pela comunidade muçulmana no Rio e de guias turísticos, ainda no ano passado, depois da visita de um turista da Arábia Saudita, que constatou a existência de azulejos próximos ao chão, com inscrições referentes à Allah, palavra Deus em árabe.
“Por se tratar de uma obra de arte e de um bem tombado, havia necessidade de uma medida que não interferisse muito no estado em que o artista deixou seu trabalho. O próximo passo é os órgãos da prefeitura se reunirem para ver, tecnicamente, como será feita a remoção, a realocação e a reposição nas lacunas que ficarão com a retirada dessas peças”, explicou Laura Di Blasi, presidente do IRPH.
“Para nós, essa mudança significa tudo porque tudo que diz respeito a Deus é muito importante para nós. As pessoas podem fazer qualquer coisa, não jejuar, não rezar, não praticar a religião. Essa decisão é muito importante e irá estreitar nossa relação com a prefeitura”, disse Mohamed Zeinhom Abdien, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio (SBMRJ).