Eduardo Paes entregou as chaves do Rio para Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, gigante das criptomoedas, no Museu do Amanhã, durante a conferência “Ethereum Rio”, nessa quarta (16/03). O nome não quer dizer nada pra muita gente, mas para o mercado de criptoativos ele é praticamente um “deus”. Os cariocas que entendem do assunto até especularam sua vinda, mas ele chegou sem aviso para estudar os detalhes da entrada da sua empresa no Brasil.
A “chave”, quem sabe, pode funcionar como um “suborno” simbólico, já que Paes gostaria muito que a empresa tivesse sede no Rio, mas São Paulo está no páreo — CZ se encontrou com João Doria no Palácio Bandeirantes um dia antes. Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, até perguntou sobre a sede ser no Rio, no entanto CZ não respondeu, mas recentemente declarou que a corretora terá múltiplas sedes, sendo uma global, algumas regionais e várias locais.
Lembrando que Paes quer transformar o Rio em modelo de inovação e as criptomoedas devem fazer parte disso – além de querer comprar o dinheiro virtual para a cidade, ele indicou que deve aceitar a bitcoin para o pagamento de IPTU.