numero:✓ Pela visão carioca: carnaval em lugar aberto, não pode; em lugar fechado, por que não? Pra você, que ama, já viu a lista de festas? Então, clique aqui e se joga na purpurina.
numero:✓ Calor, com sol e eventuais nuvens até domingo (27/02), mas o sol chega com força e permanece até a próxima quinta (03/03). Ou seja, praianos, lutem por uma vaga na areia e fiquem atentos a qualquer movimento de revoada de pessoas — é arrastão, claro.
numero:✓ A preferir a calmaria da natureza, faça uma experiência nas cachoeiras do Horto, não muito conhecidas pelos turistas. São trilhas com graus de dificuldade diferenciados, sendo a maioria com fácil acesso. As principais são a cachoeira da Gruta, do Quebra e a do Chuveiro.
numero:✓ A Pedra da Gávea é outro caminho da endorfina. O maior bloco de pedra à beira-mar do mundo, com 842 metros, tem a vista mais espetacular da cidade. Leva de 2 a 4 horas para subir, e o ponto mais crítico é no final, na escalada da carrasqueira, uma parede de pedras quase reta com aproximadamente 30 metros de altura.
numero:✓ Que tal começar o fim de semana malhando esse corpinho? Diariamente, a partir das 6h, é possível escolher as atividades de uma academia ao ar livre, no Posto 10, na praia de Ipanema. Para participar, é só baixar o app Mude, olhar os horários e reservar. Tem ioga, fit dance, musculação, alongamento, futevôlei etc!
numero:✓ De Tutty Vasques: “Fim do mundo móvel: a diferença letal entre a covid e o Putin é que não há vacina capaz de conter o presidente russo.”
numero:✓ A “Feira Rio Antigo”, na Rua do Lavradio, na Lapa, vai estar com um caminhão aceitando doações para a população de Petrópolis, no sábado (26/02), entre as 10h e 19h. Depois, quebra, show de jazz com Jorge Gomes e convidados, às 16h.
numero:✓ Do perfil “O Criador”, no Twitter: “Você, jovem gratiluz, que celebrava que a pandemia transformaria a humanidade positivamente: já viu que está tendo uma guerra?”
numero:✓ Neste sábado (26/02), o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, tem programa infantil com o “Floresta Encantada”, a partir das 10h, com bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares.
numero:✓ Rolando nas redes: “As orientações do Itamaraty para os brasileiros na Ucrânia são bem sucintas — ‘fudeu, o Bolsonaro cagou tudo, agora fiquem aí e tentem não morrer, porque senão, vão querer dizer que o Presidente tem responsabilidade'”.
numero:✓ Existem aqueles que preferem o sossego longe dos batuques frenéticos pelas esquinas. Se você se encaixa, vamos ao teatro?
numero:✓ “Vai ter carnaval, sim!”, com texto e direção de Carlos Alberto Serpa, com Adam Lee, Debora Marins, Fernanda Misailidis e Lucas da Purificação, um musical com marchinhas de todas as épocas, na Casa Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo, sábado e domingo (26 e 27/02), às 16h.
numero:✓ É a última semana de “Gays, modos de amar”, com Rafael Canedo interpretando Dário, criado numa família tradicional da Zona Norte carioca que se descobre gay. No Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (26 e 27/02), às 21h e 20h.
numero:✓ Ali do lado, no Teatro Vanucci, também no Shopping da Gávea, “Gonzaguinha: o eterno aprendiz”, com nove artistas apresentando uma versão poética da vida e da obra do artista. Sábado (26/02), às 21h. Informações no 2274-7246.
numero:✓ Sucesso absurdo, a exposição “A tensão”, do argentino Leandro Erlich, no CCBB, no Centro, vai ter horário especial durante o carnaval e novos lotes de ingressos gratuitos todos os dias no site Eventim, às 9h, com validade para o dia seguinte. Acorda 10 minutos antes e fica grudado porque o negócio voa. No sábado (26/02), as visitas vão das 9h até 20h do dia seguinte (27/02), no “viradão” que também terá som dos DJs Nepal e Facchinetti, no térreo, entre 22h e 4h. Na segunda e terça (28/02 e 01/03), visitas entre 9h e 18h.
numero:✓ Em sua 17ª edição, a exposição “Abre alas” está na galeria A Gentil Carioca, no Centro, com trabalhos de 23 artistas, curadoria de Pollyana Quintella, Deri Andrade e Maxwell Alexandre. Informações no 2222-1651.
numero:✓ Tá rolando a individual “Eu sou Cacique!”, de Alexandre Palma, em homenagem aos 60 anos de um dos mais antigos blocos do carnaval carioca, o Cacique de Ramos, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio. A curadoria é de Augusto Herkenhoff. Na Galeria Modernistas, em Santa Teresa. Sábado e domingo (26 e 27/02), das 11h às 17h. Informações no 98139-3892.
numero:✓
O Museu de Arte do Rio (MAR) continua com a “Crônicas Cariocas” com participação do historiador Luiz Antônio Simas e da escritora Conceição Evaristo na curadoria. São 600 obras entre pinturas, fotografias, filmes e músicas de mais de 100 artistas, como Rosana Paulino, Denilson Baniwa, Bispo do Rosário, Laerte, Bastardo, além de Milena Manfredini, Guignard, Di Cavalcanti e Lasar Segall. Sábado e domingo (26 e 27/02), de 11h às 18h. Informações 3031-2741.
numero:✓ E no telão, hein? Tem cinemão imperdível, lançado em 1972, agora com alta definição. Vencedor de três Oscar, “O Poderoso Chefão”, de Francis Coppola, ganha um relançamento pelos seus 50 anos. Para muitos, o maior filme de todos os tempos. O clássico, com Marlon Brando, Al Pacino e James Caan, conta a saga dos Corleone.
numero:✓ Também chega às salas de cinema a comédia francesa “Adeus, idiotas”, de Albert Dupontel, ganhadora de sete prêmios César, e o drama “A ilha de Bergman”, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Clica aqui para salas, horários e gêneros.
numero:✓ Agora chegou o momento do bloco dos “viradões do sofá”. Pra você que está cansado, mesmo, ainda estando em fevereiro; pra você, que entregou os filhos para os avós ou os tios solteirões e vai ter vale-kids; pra você, que odeia a obrigação de ter que socializar porque é feriado; pra você ter um momento alienado sem sonoros bombardeios… Bora maratonar?
numero:✓ Comédia pode ser muito importante neste momento: “The Office” é a série clássica que você pode assistir quantas vezes quiser e vai gargalhar sempre. Mostra a equipe da Dunder-Mifflin no cotidiano do escritório com Jim, Pam, Dwight, Michael Scott e outros personagens hilários. No Star +.
numero:✓ Se você é daqueles que têm ordem de preferência na lista dos streamings, provavelmente deixou de lado “The Good Place”, da Netflix, sabendo que é ótima, para alguma ocasião especial. Chegou o momento. A série é uma das mais originais, criada por Michael Schur e estrelada pelos veteranos Ted Danson e Kristen Bell. São de 50 episódios divididos em quatro temporadas, ou seja, é rápido.
numero:✓ Já falamos aqui, mas não custa relembrar: se ainda não assistiu, dá o play em “Hacks”, da HBO Max. Com atuações gigantes de Jean Smart e Hannah Einbinder. A primeira é Deborah Vince, uma diva glamourosa que construiu uma carreira na comédia em que ri de si mesma o tempo todo. Ela é alguém que gera amor e ódio na mesma medida. A segunda é Ava Daniels, roteirista típica da geração Z, um tanto humilhada por ter que se submeter a trabalhar para uma comediante ultrapassada que, embora milionária, está acomodada em seus shows em Las Vegas e participando de ações publicitárias constrangedoras. Só vai!
numero:✓ Sintoniza no “The Beatles: Get back”, série documental da Disney+, lançada no ano passado. Obviamente os fãs dos meninos de Liverpool já assistiram até mais de uma vez, mas pra quem não é tão fissurado, vale o play na produção de Peter Jackson, o da trilogia “O senhor dos anéis”, uma imersão de quase oito horas.
numero:✓ Mais de dois anos depois do lançamento de seu terceiro ano, “The Marvelous Mrs. Maisel” voltou com episódios inéditos na estreia de sua quarta temporada, na última semana, no Prime Video. Dos anos 50 como uma fantasia technicolor aos diálogos que batem qualquer stand-up de hoje, a série da criadora de “Gilmore Girls” é um deleite. Midge Maisel, interpretada por Rachel Brosnahan, é daquelas personagens que ganham o espectador de cara, e para sempre.
numero:✓ “O Método Kominsky”, na Netflix, é sucesso certo, com destaque para a química sensacional entre Michael Douglas e Alan Arkin. Humor ácido que deixa qualquer politicamente correto de cabelo em pé, além de elegante, sensível.
numero:✓ O carnaval oficial foi adiado, mas a temporada de feijoadas está on! Tem opções com samba, bailinho de máscara infantis, open bar de caipirinha… (com dicas da jornalista Marcella Sobral)
numero:✓ O restaurante Canto (@restaurantecanto_), tenha carnaval ou não, sábado é dia de feijoada no Cantô, charmoso restaurante com inspiração carioca no Grand Hyatt, na Barra. Mas sábado agora não vai ser igual aquele que passou. Vai ter roda de samba e bufê completíssimo, petiscos, saladas, open bar de caipirinha, caipirosca e cervejas. Se esquentar muito, relaxa: vai ter carrinho de picolé para refrescar.
numero:✓ Na Liga dos Botecos (@ligadosbotecos) fartura pouca é bobagem. A Liga não vai ter um dia, mas três dias de feijoada. Servido de sexta a domingo (25 a 27/02), em Botafogo e no Flamengo, o prato tem como estrela o palmier de porco da casa. Mas tem novidade também: costelinha suína.
numero:✓ A Academia da Cachaça (@academiadacachaca), além de ser um dos poucos lugares que serve feijoada diariamente, é uma das minhas preferidas da cidade. Vem na panela de barro caprichado nas carnes, arroz, couve, farofa, laranja e o melzinho da casa — cachaça limão e mel.
numero:✓ Para combinar a selfie perfeita com a vontade de comer, a dica é a feijoada no Mirante da Rocinha (@miranterociinha.rj), com feijão cremoso, lombinho suíno, paio, carne seca e costelinha, a arroz branco, torresmo, farofa e couve refogada no alho.
numero:✓ Pra quem prefere o sabor do mar no seu feijão (branco, claro!), tem a feijoada de frutos do mar do restaurante Entre Amigos Gastronomia (@entreamigos_rj), em Botafogo e no CasaShopping, na Barra. A novidade acabou de chegar ao cardápio da rede portuguesa como sugestão dos sócios e ex-maîtres do extinto Antiquarius, Uedson Dias (41 anos de casa) e Luciano Fernandes (33 anos de experiência). Vai polvo, lula, camarão, cavaquinha e tamboril.
numero:✓ Para refletir — da escritora Isabel Allende: “Basta de ter pretensões, fingir-se, lamentar-se e flagelar-se por bobagens. É preciso amar muito a si mesmo e aos outros, sem medir quanto nos amam em retribuição.”