Nessa primeira foto, de 1949, recebida pela Rio-Casas & Prédios Antigos, o protagonista é o palacete onde morou Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989), cantor e compositor conhecido como o Rei do Baião.
Agora, você vai conhecer uma parte da história e ver fotos atuais desse imóvel que tive o prazer de visitar recentemente. Luiz Gonzaga veio para o Rio com sua família, em 1949, para morar no imóvel na Rua Ferreira de Andrade, n° 965, esquina com a Rua Clapp Filho, no Cachambi. À época, essa era a área dos casarões nobres do bairro da Zona Norte.
Viveu no local até a década de 1960, antes de se mudar para a Ilha do Governador. A casa, de frente para a Praça Monteiro Lobato e com vista para o Pão de Açúcar, tem 160 m2 e cinco quartos, distribuídos em dois andares. Na sala, com janelas viradas para a rua, é que o Rei do Baião fechou contrato com seu pupilo musical Dominguinhos.
Em 73 anos, o imóvel só pertenceu a três pessoas. O atual proprietário adquiriu a casa há pouco tempo e, logo em seguida, começou uma reforma que deu novas cores à fachada, hoje branca e azul. O interior foi modernizado e dividido em duas partes. A escada que dá acesso ao segundo andar agora é externa. O terreno ainda conta com garagem, churrasqueira e jardim.
Visitar essa casa — repleta de histórias da música popular brasileira e da família Gonzaga — foi muito gratificante.