Para quem mal pode esperar para comprar ingressos para a exposição “Monet à beira d’água”: o Museu de Arte do Rio (MAR) abre as vendas na próxima terça (15/02), pela Ingresso Rápido. Por enquanto, as pessoas conseguem apenas fazer um cadastro de e-mail, o que estão chamando de pré-venda, para a mostra que vai estrear dia 19 de março e vai até 19 de junho. Os visitantes terão a chance de estar dentro das obras de Claude Monet (1840-1926), o maior entre os impressionistas, através de projeções no chão e nas paredes.
Uma tenda de 15 metros de altura vai ser instalada no Boulevard Olímpico, nos arredores do MAR, a partir de fevereiro e, na estrutura de mais de 2 mil metros quadrados, será possível vivenciar 285 obras licenciadas do pintor e projetadas em painéis com 7 metros de altura. É a maior exposição multimídia de Monet do mundo em duração, e as pinturas serão apresentadas em sequências de animações digitais 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais, cada uma enfatizando um aspecto do trabalho do artista. “O espetáculo apresenta uma viagem imaginária de Monet seguindo um roteiro à beira d’água em busca de paisagens que mudam com a atmosfera, pintadas por ele nas margens de rios, mares e lagos”, explica Leo Rea Lé, diretor-executivo da mostra e um dos integrantes da startup MIRA (Museum of Immersive Roaming Arts – Museu Itinerante de Artes Imersivas), desenvolvedora do espetáculo.
Entre as principais obras, estão as séries da Estação Saint-Lazare (1877), da Catedral de Rouen (1893), do Lago das Ninfeias (1895-1926), do Palácio de Westminster (1904) e do Grand Canal de Veneza (1908).