O Biergarten, não é título de série da Netflix, é evento de gastronomia e entretenimento, que fez sucesso durante as Olimpíadas. Estava no Terraço Lagoon desde o dia 20 de janeiro, e foi cancelado por falta de alvará, nesse domingo (30/01). Depois de denúncias de moradores da Gávea, Leblon e Jardim Botânico pelo tormento, agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) fiscalizaram e constataram a ausência de alvará. A Prefeitura cancelou a festa.
As reclamações dos moradores têm sido intensas contra a perturbação do sossego causado por bares, restaurantes, festas e quiosques. Até por isso, associações de vários bairros, como publicado aqui, criaram uma petição para levar até à Prefeitura e tentar tudo pela paz, sem sucesso.
Rene Hasenclever, presidente da Amagávea, por exemplo, diz que a “Secretaria de Ordem Pública (Seop) não faz nada com as reclamações, assim como a Guarda Municipal. Então, acredito que esteja na hora de a Prefeitura convocar as associações e tomar sérias providências, lacrar os alvarás”. Os integrantes da associação chegaram a criar o ‘Grupo do barulho’ e o Instagram “Jockey, deixe a gente dormir” para essas denúncias. “Já sentamos com o presidente do clube, Raul Lima, e fomos só enrolados. Fizemos notificações que estão no MP e nada acontece, como sempre neste país lindo e maravilhoso”.
A coluna entrou em contato com a Seop: “As ações são montadas de acordo com os índices de reclamações através do canal 1746. No Jockey Club, por exemplo, a Seop faz fiscalizações constantes, com alguns sendo notificados, autuados e, inclusive, interditados. O próprio JCB foi notificado”, disse a assessoria. E continua: “Em outras áreas da cidade, como a Praça São Salvador (Laranjeiras), as fiscalizações ocorrem tanto através das equipes da GM-Rio quanto dos comboios da Seop, em média, quatro vezes por semana. Importante destacar que os agentes só podem autuar em caso de flagrante descumprimento das regras e leis municipais.”