Na quinta (27/01), dois dias depois de comemorado o Dia Nacional da Bossa Nova, e data de aniversário de Tom Jobim, que completaria 95 anos em 2022, a Casa Villarino, no Centro, vai fazer uma homenagem com o bate-papo “Villarino celebra Tom Jobim – o Aniversário do Maestro”, às 18h, com transmissão no YouTube do Senac, com a produtora e assessora de imprensa Gilda Mattoso e a jornalista Anna Maria Ramalho, que vão reviver histórias do músico, com participação do historiador Cézar Marques.
Foi na Casa Villarino, em 1956, que Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram, encontro que deu origem à peça “Orfeu da Conceição” e a uma longa parceria. Fotos em todas as paredes da casa homenageiam seus clientes célebres e o espaço mantém intocada a mesa cativa de Vinicius de Moraes, batizada de Canto do Poetinha, de onde será gravada a live.
O espaço, que chegou a fechar por nove meses, foi reaberto em agosto de 2021 pelo Senac RJ como um projeto pedagógico, sediando cursos de gastronomia de curta duração e se tornará um laboratório para alunos dos cursos regulares do Senac.
Só se fala em bossa nova ultimamente, impulsionado pelo sucesso ilimitado da série documental “O canto livre de Nara”, sobre Nara Leão, na GloboPlay.