Pela Astrologia, o Rio nasceu no signo de Peixes; por isso, é a cidade dos “sonhos” (o mundo ama e deseja), das artes e da criatividade — a medir pelo nosso maravilhoso carnaval —, e nasceu com ascendente no signo de Gêmeos; daí, a alegria e a leveza.
Em 2022, o planeta Mercúrio (regente do signo de Gêmeos) estará no comando e, obviamente, será um ano importante para o Rio! Mercúrio, pela Mitologia, era o deus Hermes, o grande mensageiro, responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida. Sendo assim, logo podemos esperar que a movimentação, o dinamismo e a ação estarão presentes, não só na cidade mas também em nossas vidas. Estará em alta a energia das oportunidades, da comunicação, dos movimentos, de novas estratégias, novas ideias, boas associações, troca entre grupos e uma sensação de rapidez.
Uma dica importante é usar a razão, a praticidade, conscientizar-se de praticar boas escolhas e trazer leveza para nossas vidas. Como a comunicação estará no comando, teremos a continuação do avanço da tecnologia — olha o 5G chegando aí, com o leilão para a escolha das empresas que vão operar a tecnologia do Brasil, concluído no dia 5 de novembro, e que deve revolucionar e desenvolver diversas áreas, como agropecuária, saúde, infraestrutura e gestão de cidades inteligentes, além da educação — e o Metaverso, online e virtual, com realidade aumentada, permitindo uma experiência em um espaço cibernético e revolucionando a forma de consumo e trabalho, além do avanço de pesquisas científicas.
O planeta Mercúrio remete também à jovialidade, com novos campos de trabalho podendo se abrir para eles. Mas atenção: pressa, ansiedade mental, irritabilidade, impaciência, instabilidade e a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo podem terminar num grande nada, com você não conseguindo fazer nada direito.
O céu no dia de Ano Novo estará com o ascendente em Libra, lembrando-nos a busca pela paz interna, equilíbrio, diplomacia, verdade e justiça em cada um de nós e, consequentemente, na cidade, será algo importante. E se tivermos a oportunidade de ouvir e ajudar o outro e a coletividade, isso pode ser a chave para um ano melhor.
Outro aspecto que continuaremos vivendo é a ligação entre os planetas Saturno e Urano, uma quadratura difícil no mapa, já que o primeiro pede estrutura, responsabilidade, organização e seriedade, e o segundo é o da inovação, dos novos padrões, do social e do coletivo, que vêm se arrastando no mundo. É a briga do antigo pelo novo, a mudança da era do “ter” para a era do “ser”. Porém, o Rio vai estar na casa 9, que é a da Justiça, logo, do Poder Judiciário, e na casa 11, do coletivo; logo, o Poder Legislativo, que indica momentos de muitas incertezas, tensão, estresses e radicalismos nestas áreas – ok, nada de novo por aqui! Mas, ao mesmo tempo, podemos ter um pouco de esperança com o Poder Judiciário, pois teremos a Justiça ao nosso lado, já que o planeta Júpiter estará dando uma força.
As relações exteriores podem ficar em pé de guerra. O planeta Marte, da impaciência, estará pela casa 7, indicando competições, eventuais conflitos interpessoais ou rupturas. E podemos ter algumas transformações na previdência, já que Plutão faz a grande transformação.
Mas o desejo é que, com Netuno na casa 10, possam aparecer mais trabalhos para a população fluminense, com mais chances para os jovens e áreas de tecnologia.
Algo importante também é a presença da força do feminino com a conjunção dos planetas Vênus (da beleza, afeto e cuidado) com Plutão (força, intensidade e transformação), nos dizendo que a mulher continuará ganhando espaços e visibilidade em todas as áreas.
Juntamente com as influências dos astros ajudando a cidade, o País e o mundo a caminharem melhor, nós, como seres humanos em processo de evolução, devemos fazer a nossa parte! A mudança vem de dentro pra fora. Acredito nisso e em um 2022 melhor e mais feliz!
A carioca Tatiana Grimberg, astróloga desde 2005, faz leitura de mapa astral e revolução solar. É focada na astrologia transpessoal, uma espécie de autoanálise do cliente, em seu consultório na Barra.