Eduardo Paes falou nas redes, nesta quarta (15/12), sobre a situação do carnaval e garantiu os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. “Como tem acontecido semanalmente, com a realização de jogos de futebol com os controles já previstos pela Prefeitura, não há qualquer motivo para não garantirmos que o carnaval da Sapucaí será realizado. Essa informação é importante para diminuir as especulações. O carnaval na avenida exige uma preparação com muita antecedência, inclusive com repasse de recursos públicos as escolas de samba. Portanto, a não ser que haja uma mudança completa em todas as regras hoje existentes e no quadro da epidemia, está garantido”, avisou ele para alívio das escolas.
E continua: “Já estamos discutindo com a Liesa regras muito restritas que serão apresentadas a nosso comitê científico. Estamos inclusive usando o belo exemplo da direção do Flamengo, que consideramos um caso de sucesso. Ou seja, não teremos necessariamente uma decisão uniforme sobre todas as formas de celebração da maior manifestação cultural de nosso país”. Alguns internautas não curtiram muito a comparação, dizendo que o rubro-negro queria estádio com público mesmo antes da liberação.
Paes também citou os blocos de rua, dizendo que ainda precisa de uma análise mais detalhada, “uma vez que não há qualquer possibilidade de controle daqueles que estarão participando”. Ou seja, segundo o prefeito, é cedo para uma decisão em definitivo porque as medidas devem ser tomadas de acordo com o tipo de evento e, no carnaval, são basicamente três: os bailes em espaços fechados, os blocos e os desfiles na Sapucaí.