A partir desta quarta (15/12), quem passar pelo quiosque Alalaô, em Ipanema, vai ver uma exposição sobre as transformações do litoral ao longo dos anos. A mostra “Costa Carioca: Paisagem em transformação” foi criada depois de estudos de acadêmicos cariocas e holandeses sobre o avanço do mar e o impacto das ressacas nas praias de Ipanema e Leblon, além de mostrar o antes e depois do Aterro do Flamengo e a praia de Copacabana.
Os cariocas também vão poder conhecer de perto o “Arena Wave”, um projeto de recifes artificiais para evitar os processos erosivos que impactam o litoral — em agosto, a Câmara aprovou o Programa de Implantação de Fundos Artificiais para a conservação da biodiversidade marinha, o que significa que o Rio poderá ter recifes artificiais para proteger a orla e incentivar esportes aquáticos.
Os estudos para a mostra surgiram depois de uma cooperação entre a Orla Rio, a Hogeschool Rotterdam, coordenados pelo arquiteto e urbanista Pedro Évora, do escritório ArPÉ e da PUC-Rio, e pelo engenheiro Paulo Rosman, da área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da Coppe UFRJ.