A indiferença passa longe de quem conhece a escola Educação Infantil Espaço Envolvimento, na Gávea. Se você é morador do bairro, já deve ter visto muitas crianças entre 2 e 7 anos num carrinho de madeira circulando pelo bairro. Além dos muros, um dos projetos pedagógicos é o reconhecimento da vizinhança através dos passeios — eles visitam feiras, galerias de arte, o Jardim Botânico, a PUC etc.
E, anualmente, acontece a “Ocuparte”, uma exposição com as produções dos alunos ao longo do ano. Desta vez, acontece no próximo sábado (06/11), no Bosque Bar, no Jockey, das 11h às 15h, com orquestra e outras atividades vibrantes. O evento geralmente era realizado nas ruas da Gávea, concentrado, principalmente, na Praça Santos Dumont, com instalações e barraquinhas espalhadas por ali. No entanto, como a escola fez a programação ainda com o decreto de restrições da pandemia, foi transferido para o clube, mas permanece aberto a todos.
A arte é uma atividade constante no cotidiano dos alunos, e os professores costumam promover mostras na própria escola, inspiradas em artistas e exposições que visitaram, como “O beijo Vi de Só e Té e Água e Fô e outras tecelã”, de Ernesto Neto, na galeria Carpintaria, no Jockey, que ficou em cartaz até dia 23 de outubro; ou ainda em trabalhos inspirados pelas estruturas de caixas de fósforo da artista Lygia Clark, do projeto “O que Cabe em uma Caixa?”, e assim vai.
A escola é dirigida por Renata Brasil e Juliana Baldaque, além das recém-chegadas coordenadoras Maria Eduarda Teixeira e Gabriela Martins, e ainda o casal Luiza e Diogo Viveiros. “Em um ambiente de muitas brincadeiras e aprendizagens conseguimos, junto com a nossa querida equipe, um cuidar diferenciado e inclusivo, que permite olhar cada criança com atenção, favorecendo o desenvolvimento.”, diz o site da Espaço Envolvimento.