Para alguns, a pandemia serviu como aquele empurrão para novos investimentos, como é o caso da empresária Anna Carolina Abtibol, que inaugurou, nessa quarta (08/07), a multimarcas Freska, na Dias Ferreira, no Leblon. No número 247 da rua mais badalada da Zona Sul, já funcionava, há 10 anos, a AC Store, conhecida pelos produtos criativos de papelaria e artigos de festas importados que Anna abriu por hobbie. “Álbum de fotos e scrapbook é algo que já não vendemos tanto como antigamente. Durante muito tempo, ganhei dinheiro com isso, mas o hobbie ficou caro demais. Quando veio a pandemia, as funcionárias ficaram em casa, eu vinha para o meu refúgio, atendia as clientes e dava apenas para pagar o aluguel”, conta.
A Freska surgiu como esse desafio e estímulo, sem que Carol abdicasse da paixão pela papelaria — alugou a loja ao lado, onde funcionava um estúdio de pilates, que fechou com a crise, e transferiu a loja/ateliê para a porta vizinha. “Sempre gostei de moda. Meu marido é dono da Elle et Lui (Michel Abitbol) e, quando ele encerrou o feminino (reflexo da pandemia), pensei em abrir a minha marca, e ele deu a maior força. Minha intenção é juntar a loja de artesanato com as pessoas fazendo aula; depois vão à loja e depois aproveitam os bares e restaurantes da rua”, explica ela, que também é professora de artesanato.
O nome Freska foi a única interferência do marido no novo negócio. “Ele sugeriu, e eu amei de cara. Mas não vem de mulher fresca não, é do frescor do mar, com aquela cor verde-esmeralda que traz tranquilidade, além de ser supercarioca”, diz ela, que é advogada, mas começou a fazer bijuterias aos 15 anos, vendia para a Company, depois na faculdade e, mesmo quando casou, participava de bazares.