Estamos na reta final para o acerto com o Leão, e muita gente ainda não finalizou a Declaração!
Tenho aqui algumas dicas para aqueles “atrasildos”, que deixam tudo para última hora.
1. Reúna todas as informações possíveis
Sugiro que você procure reunir tudo o que conseguir. No entanto, mesmo que ainda falte alguma informação, é melhor entregar do jeito que está — e depois fazer uma retificadora — do que atrasar e pagar multa.
2. Preste muita atenção aos valores lançados
Essa é uma dica muito importante, apesar de parecer um tanto simples. É verdade! Muita gente cai na malha da Receita por se enganar ao preencher os dados da Declaração por meros erros de digitação.
Se não conseguir efetuar a revisão antes da entrega, por conta do tempo apertado, faça isso o quanto antes e efetue a retificadora, se encontrar algum engano depois.
3. Lembre-se de que existe cruzamento de informações
A Receita Federal possui um sistema de cruzamento de informações entre o que é declarado pelos contribuintes pessoas físicas e algumas outras declarações enviadas pelas empresas.
Apenas para você ter uma ideia: Movimentações Financeiras (Dimof), Atividades Imobiliárias (Dimob), Imposto Retido na Fonte (Dirf), Operações Imobiliárias (Doi), Benefícios Fiscais (DBF) e Operações com Cartões de Crédito (Decred).
4. Declare todas as suas fontes de renda
Não se esqueça de declarar o que recebeu de previdência, aposentadoria, pensão alimentícia, doações, aluguéis, ações judiciais, rendimentos de investimentos, além de salários, juros sobre capital próprio, dividendos etc.
Declare, também, as receitas recebidas pelos dependentes.
5. Declare todas as despesas dedutíveis
Mesmo achando que será mais vantajoso efetuar a Declaração pelo modelo simplificado, insira todas as suas despesas dedutíveis, pois o programa da Receita efetua os cálculos e mostra-lhe qual o melhor modelo a escolher: Simplificada ou Completa.
É importante declarar somente as despesas dedutíveis que poderão ser comprovadas por meio de recibos ou notas fiscais.
6. Verifique se sua variação patrimonial está compatível com a renda recebida
O seu patrimônio só pode aumentar em, no máximo, o que você ganhou naquele ano.
Se a conta não fecha, é porque, provavelmente, há algo de errado na Declaração.
A conta é a seguinte: todas as entradas (rendimentos tributáveis, na fonte e isentos, além dos rendimentos dos dependentes e/ou do cônjuge, se for o caso) devem ser maiores do que a diferença entre os Bens e Direitos do ano base em relação ao ano anterior.
7. Verifique se a sua Declaração ficou retida na malha fina
É bem fácil descobrir como está o status da sua: entre no site da Receita, acesse o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e verifique o status da sua Declaração. Se ela estiver como “Processada”, significa que você não caiu na malha; caso contrário, verifique onde está a inconsistência e envie uma retificadora o quanto antes.
Espero que essas sete dicas rápidas ajudem você a cumprir o prazo e ter sucesso na missão de enviar a Declaração do Imposto de Renda 2021.