O produtor da cachaça Magnífica, João Luiz de Faria, figura ilustre entre os apreciadores da venenosa, faz 80 anos neste sábado (18/04). Planejava uma festa, mas, com a maldita covid, seus planos foram ao chão. Inconformados, seus filhos arranjaram uma forma criativa: a cachaça, guardada há anos para a ocasião, num barril de carvalho, vai ser envasada numa garrafa comemorativa da data, e será enviada aos amigos — nada de ser comercializada.
Engenheiro mecânico formado pela UFRJ, a partir de 1994, passou a dedicar-se integralmente à produção de sua cachaça na Fazenda do Anil, nos limites dos municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Foi também um dos fundadores e primeiro presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça do estado do Rio (APACERJ).
“Era preciso mudar a imagem que os brasileiros tinham da cachaça. Era preciso uma campanha de valorização e cobrar do governo políticas de apoio ao setor”, diz ele, que exporta para diversos países da Europa, como o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Suíça e Suécia. Casado, há 57 anos, com Maria do Carmo, ex-reitora da Universidade Santa Úrsula, é grande personagem do seu bairro, Santa Teresa.